Enviar por email
   
Para:   Exemplo: nome@example.com
Meu nome:  
Meu e-mail:  
     

Notícia:
USOS DA SOJA
   

Alimentação humana – Os chineses conhecem os benefícios da soja na alimentação e na saúde há milênios. Porém, no Ocidente a soja só passou a ser vista como um alimento funcional no século XX. Além de ser um dos alimentos mais nutritivos que se conhece, a soja reduz riscos de se contrair algumas doenças crônicas e degenerativas, sendo rica em proteínas e uma excelente fonte de cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Além de consumir a soja como um alimento funcional, pode-se usá-la na produção de achocolatados, temperos prontos e massas. Também os derivados de carne utilizam este grão em sua composição. Ela ainda pode ser usada nas misturas para bebidas, nos alimentos infantis, numa grande variedade de alimentos dietéticos e nas bebidas prontas, como leite e sucos de frutas à base de soja.

Óleo – Aqui, entramos na nossa área de atuação: a produção do óleo de soja Soberano. Hoje, 15% da produção brasileira de soja em grãos destinam-se à fabricação do óleo refinado de soja, de cozinha – como o Soberano –, temperos para saladas, margarinas, gorduras vegetais, pastas para sanduíches e maioneses. Do processo para a produção do óleo de soja, como o Soberano, obtém-se a lecitina, um agente emulsificante bastante usado na produção de salsichas, maioneses, sorvetes, achocolatados, barras de cereais e produtos congelados. O óleo refinado de soja também é utilizado na fabricação de antibióticos, produtos farmacêuticos, desinfetantes, isolação térmica, inseticidas, tecidos e tintas para impressas, revestimentos, plastificadores, massa para vidraceiro, sabão e cimento.

Alimentação animal – No Brasil, 80% do farelo de soja compõem, juntamente com o milho, a ração básica produzida para a alimentação de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves.

Saúde – Por sua composição, a soja tem uma gama de usos na área de saúde, sendo utilizada na fabricação de antibióticos e outros produtos farmacêuticos. A proteína de soja também pode ter uma função no controle de peso, ao promover a saciedade da pessoa que a consome.
As pessoas que tem intolerância à lactose podem consumir produtos feitos à base de soja sem qualquer contraindicação.
Pesquisas feitas por instituições médicas internacionais de renome demonstram que o consumo da soja está associado à diminuição de doenças cardiovasculares e à redução da incidência de infartos e derrames cerebrais.
Os antioxidantes contidos na soja também ajudam na diminuição dos níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, por conter, predominantemente, gorduras poli-insaturadas e monossaturadas, substâncias que não provocam a obstrução das artérias.
Os mesmos antioxidantes da soja também podem ajudar os indivíduos no ganho de massa magra e contribuem para a proteção do organismo do envelhecimento causado por danos celulares.
Outras pesquisas confirmam que a soja ajuda a reduzir o risco de os indivíduos contraírem alguns tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon.
Vários pesquisadores consideram a soja, ainda, uma alternativa natural para a reposição hormonal durante a menopausa.
O consumo de soja, ainda conforme pesquisas, auxilia as pessoas no retardamento do desenvolvimento da osteoporose.
Esta oleaginosa também pode ajudar, de forma efetiva, na redução dos níveis de glicose no sangue dos diabéticos.
As pesquisas revelam que o consumo de soja tem efeito positivo no controle da hipertensão, de cálculos biliares e de doenças renais.

Indústria – A soja e seus derivados são bastante utilizados como matéria-prima nos processos de produção industrial de vários setores de atividade, como os de cosméticos, farmacêutico, veterinário, de vernizes, tintas e plásticos, de adesivos, nutrientes, adubos, de formulador de espumas, fabricação de fibra, revestimento, tecidos para impressão, tintas para impressão e papel emulsão de água para tintas.

Biodiesel – Como vivemos numa era em que há uma grande preocupação com a preservação ambiental e uma incessante busca por alternativas sustentáveis na produção de combustíveis, nos últimos anos, o óleo de soja também se tornou uma das mais importantes matérias-primas para a produção de biodiesel. Este combustível, segundo pesquisadores, além de ter uma fonte renovável de produção, ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente. Pesquisas vem sendo desenvolvidas em todos os quadrantes do mundo, porém, no caso específico do Brasil, o óleo de soja representa, hoje, mais de 80% da demanda total na produção de biodiesel.